quarta-feira, 29 de janeiro de 2020

MULHERES ( e homens) QUE DETESTAM A VERDADE

Eu acho hilário alguns comentários das redes sociais referente a verdade. Em sua maioria o que se lê é que as pessoas que dizem a verdade ou são sinceras são mal educadas, são agressivas, etc. Que sinceridade demais pode vir travestida de ataques ao direito do outro, blá blá blá... 
Se a verdade incomoda tanto, o que as pessoas desejam é a mentira? A mentira doce que vem disfarçada mas que açúcara o ego de quem escuta. A mentira que satisfaz suas necessidades, que embasa seus pensamentos, seus argumentos. Que não fragiliza suas verdades rasas. 
Desculpem, mas eu prefiro a verdade que me machuca mais que me põe diante da realidade de atitudes, dos sentimentos, das ações, da vida real. Não quero perder meu tempo construindo e desconstruindo impressões.
Uns dos meus lemas de vida (Esse é o mesmo a décadas) é que falo a verdade por que mentir dá muito trabalho. Preciso ficar lembrando o que disse e como disse para cada pessoa que cruzar. Ficar atenta para não cair em contradição. Isso é um saco! Mando logo a verdade e fico livre. Por que falar a verdade é libertador!
Ah se os mentirosos soubessem disso.
A verdade é libertadora em si mesma, ela não te condena, não te pune, não te diminue... Por pior que ela seja.
Mas os mentirosos - alguns são crônicos - temem a verdade por que temem o julgamento. Outros temem a verdade simplesmente por que não querem ser contrariados. 
Existe a mentira necessária? Algumas pessoas defendem que sim.
Porque  contar a verdade sobre uma doença terminal de um marido à esposa, quando estão juntos a 50 anos e o sofrimento vai ser perigoso? Porque contar a mãe que fumou seu primeiro cigarro de maconha, se foi o primeiro e último? Porque contar que você ficou no bar com os amigos ao invés do trabalho para esposa que ficou em casa cuidando dos filhos? Poucos exemplos para se evitar um mal maior?
Seria, se a mentira não tivesse pernas curtas, como diz o ditado. Nenhuma mentira que envolve outra (s) pessoa (s) está protegida. E a descoberta da mentira é mil vezes pior que a própria mentira.
Porque é TRAIÇÃO. Traição de confiança, traição de responsabilidade, de relação, de atitude. E o traidor é, geralmente, egoísta. Ele se relaciona consigo, com seus desejos, com suas necessidade, suas conveniências.
Eu digo a verdade, é sei que a verdade nem sempre é fácil. Mais facilitar a vida de quem amamos enganando-as não dá pra mim.


Nenhum comentário: