domingo, 22 de dezembro de 2019

MULHERES EM MIM - Ciúme

Em 4 de janeiro de 2013 postei um texto aqui no Blog intitulado Mulheres Inseguras, onde perguntava: "que raio de mulher é essa que inferniza a vida dos namorados, maridos e afins por que ele tem amigas mulheres? Que porra de mulher é essa que precisa conferir as chamadas do celular, as mensagens do computador, ter as senhas de acesso pra vida da criatura? O que mais ela espera desse cara? Que ele venda a alma pra ela, que ele feche todas as portas para quem ele era no passado? Que ele acabe com todas as amizades? Que ele vire um zumbi apaixonado?"
Eu vergonhosamente virei essa mulher em 2016 e minha vida se transformou num inferno. Atravessei essa fase - GRAÇAS A DEUS FOI SÓ UMA FASE - em etapas. 

Primeiro, me apaixonei além da conta:
Nunca ame alguém mais do que a si mesma!

Segundo, me descobri ciumenta num grau doentio:
Nunca permita que suas emoções dominem você! 

Terceiro, depois de muito sofrimento entendi que aquilo era uma doença:
Aceitei que o ciúme estava me consumindo e que sozinha ou com o meu namorado, o fato é que eu não queria aquilo pra mim!

Quarto, fui buscar ajuda:
Nos livros (Osho tem livros excelentes), no papo com uma amiga, mas principalmente dentro de mim. Silenciei a mente e o coração e fui buscar o que tinha desencadeado aquele horror.

Por que é um horror! O ciúme não tem nada de saudável, de tempero do amor, nada disso. O ciúme é uma prisão, onde você mesma é o carcereiro, o juiz, o torturador, o réu e o culpado. Ele domina você como um obsessor, controla seus pensamentos, suas ações, quando você se dá conta parou de viver sua vida para controlar a vida do outro. Nada é mais assustador do que perder sua própria vida estando vivo. 
Eu vivi com esse "monstro" por 6 meses e vou dizer pra vocês, foi o pior momento da minha vida adulta. Hoje ele está enjaulado. Descobri mais uma mulher em mim e apesar do horror, eu me conheço um pouco mais. 
A questão é entender que o ciúme não tem relação com o outro, o ciúme te pertence. Você é responsável pelas estórias que cria, pelas mensagens subliminares que entende ou manipula. Isso não significa que não exista em algumas situações a traição real, mas o ciúme não impede isso, nada impede isso. A traição não depende do quanto você vigia ou controla o outro, depende muito mais do quanto você se respeita e se coloca na relação.  Aprendi e aceito que sou responsável pelo meu caráter e não pelo do outro. 
Se rolar traição,  separe! Busque alguém que esteja inteiro com você! 
Não vale a pena ficar com alguém pela metade, e isso significa entender que o outro aguentar uma pessoa doente (ciumenta) também é viver com você pela metade, porque o ciumento passa a maior parte do tempo se relacionando com o que ele acha que está acontecendo e não com o mundo real.

Ame-se ao ponto de não precisar do amor de ninguém para ser inteira! 




Sinopse:
Amor, Liberdade E Solidão de Osho: Por que será que tantas pessoas vivem sozinhas hoje em dia? O modelo da família tradicional está a desfazer-se; os jovens iniciam a sua vida sexual cada vez mais cedo, metade dos casamentos no mundo ocidental acaba em divórcio. O que aconteceu ao amor? Ao longo destas páginas, O autor analisa o fenómeno do amor no Ocidente e explica como a crescente tendência para a solidão pode ser vista como um fator positivo no desenvolvimento espiritual. É bem sabido que as pessoas que são felizes sozinhas têm mais hipóteses de ser felizes num relacionamento. Quem não souber aprender a viver consigo mesmo e para si mesmo, não será capaz de encontrar a felicidade com outra pessoa. Com o estilo mordaz que o carateriza, Osho oferece, neste livro, um guia sensato e divertido para encontrar o amor na complexidade da vida moderna. 
Uma leitura maravilhosa que ajuda a desconstruir nosso modelo ocidental e patriarcal de casamento.
Somos todos livres, mesmo estando com alguém. Precisamos entender a liberdade e aceita-la.

Nenhum comentário: