quinta-feira, 5 de dezembro de 2019

VOLTEI...

Fazem quase 2 anos que sumi... desculpem.
Fui engolida pela vida!
Nesse tempo muitas coisas aconteceram, enfrentei meus monstros internos, descobri muitas mulheres em mim (muitas mesmo). Algumas tive que aprender a conviver, outras me ensinaram muito e teve aquelas que me assustaram.
Minha última postagem foi em 13 de abril de 2017... mas pretendo manter postagens constantes e recuperar meus seguidores.
Porque deixei de escrever?
O mestrado acabou comigo. O que era para ser um prazer, uma alegria, terminou sendo uma tortura. Não o trabalho acadêmico em si, mas a minha "não" relação com o orientador, um ser que descobri ao longo do percurso ser um misógino prepotente que no mínimo sentia prazer em humilhar as pessoas. Todo o processo foi penoso, no sentido de ter que provar o tempo todo minha presença no sacro santo espaço da USP.
Eu, uma mulher da periferia, graduada numa faculdade privada de nível baixo (uma uniquintal, como eles dizem), como assim? O que eu estava fazendo no reduto dos deuses intelectuais de São Paulo?
Mas, peraí...
Meu currículo tinha sido aceito, passei nas mesmas provas que todos ali, apresentei um pré projeto, qual era então o problema?
Era o preconceito de classe! Era a arrogância de alguns! Eles se acham realmente acima da maioria!
Recebi email desrespeitosos, ofensivos (do tipo: você não sabe escrever?), emails que aliás tenho guardados até hoje e conversas no Whatsapp também repletas de ironia e indiretas ofensivas. 
Porque não reagir? Brigar? Exigir respeito?
Por que você está refém da situação, por que o que está em jogo são 3, 4 anos de estudo e dedicação que podem ser perdidos se você for reprovada na qualificação,  ou se o seu orientador desistir de você e indicar outra pessoa.
Bom... resumo da ópera... terminei o mestrado sem nenhum tesão, esgotada e no meio de uma crise nervosa séria. Defendi minha dissertação, peguei meu título e fui me recuperar de uma depressão/melancolia e não sei mais oque.
Para piorar tudo, essa não relação com a "criatura olimpiana" desenterrou lembranças e vivências péssimas  com o meu pai, que só ajudou a piorar mais ainda o processo.
Hoje, recuperada, voltei a ter prazer em estudar; meu mestrado está dando frutos e deletei o pseudo Deus do Olimpo da minha existência.


Dia da defesa - 2016

Seminário de Palegrafia na UFO - Universidade Federal de Ouro Preto/ MG - 2017
Palestra na Caixa Cultural sobre Arte nas escolas - 2018


Palestra no Museu de Arte Sacra - 2018

Palestra no Sesc  Formação - 2018

Nenhum comentário: