sábado, 28 de dezembro de 2019

MULHERES CONCRETAS

Nossa sociedade é reconhecida em sua concretude.
Sempre que nos apresentamos diante do outro, diante do mundo, nos apresentamos dentro dessa concretude.
- Sou Edileine, professora com mestrado em Culturas e Identidades Brasileiras, moro em tal lugar, sou solteira, sou bem sucedida, sou alegre, etc, etc, etc...
Quando na verdade nós não somos nada. Nós estamos! Porque tudo é transitório. Então eu estou Edileine, estou professora, estou triste, estou morando em tal lugar, estou vivendo isso ou aquilo, mas eu não sou nada!
Comecei minha vida profissional com a cartografia e fui me aprimorando, conquistando clientes, ganhando dinheiro e achei que era cartografa. Aí a vida me ensinou que eu estava cartografa e minha profissão simplesmente foi devorada pela tecnologia e acabou. Hoje estou professora.
Demorei muito para aceitar esse estar, doeu, sofri, porque a concretude é uma terrível zona de conforto. Uma zona que nos faz estacionar, achar que tudo está resolvido, que podemos relaxar. Só que relaxar não pode significar ser relaxado consigo mesmo.
O "estar" deixa as portas abertas para todas as possibilidades. Se eu estou mas não sou, posso escolher muitos caminhos, posso mudar de idéia, mudar de direção, porque o "estar" é transitório.
Não é simples lidar com essa ausência de concretude, é muito doloroso! Admitir que você não é casada, você está casada. Você não é feliz ou infeliz, você está respondendo a um momento da sua vida. Você não é rica, você está e pode ficar pobre. Você não é isso ou aquilo profissionalmente, você está e tudo pode mudar.
Mas se isso pode ser assustador, também pode ser libertador.
Porque eu não estou viva, eu sou viva e vou morrer!
Ninguém está vivo se não viver. E viver não é só estar respirando e preciso ser presente na sua vida, nas suas escolhas, nas suas decisões, estar inteira no presente. Outra coisa que a  concretude nos ilude. Quando você diz ser casada, por exemplo, a ideia é que é um estado contínuo, infinito em si mesmo. Você é  casada, ponto, fim. Diferente de você estar casada hoje. Porque amanhã você pode estar solteira, viúva, divorciada, enfim, outra coisa qualquer.
Então reveja suas concretude.
Você não é uma pessoa infeliz, você só está assim. Você não é uma funcionária frustrada, você só está assim. Você não é uma mulher aprisionada aos conceitos sociais, você só está assim.
Escolha onde e como você quer estar em 2020!
Seja dona da sua vida!



Nenhum comentário: