terça-feira, 20 de dezembro de 2016

MULHERES ENVENENADAS

A mulher chorando
Pablo Picasso (1937)


Esse ano de 2016 foi um ano de grandes conflitos emocionais e stress.
Falei demais, reclamei demais, fiz fofoca demais, participei de problemas que não eram meus, resumindo: me envenenei.
Sim, eu me envenenei. 
Quando me deixei envolver pelos problemas de tal forma que eles passaram a fazer parte de mim. Isso fez tudo parecer maior, mais grave e quanto mais crescia dentro de mim, mais o veneno se espalhava. Conflitos no trabalho, no relacionamento, nas relações humanas, no mestrado e de repente estava sem controle sobre as minhas emoções. Esse envenenamento pode e deve ser controlado. Como?
Mantendo a mente serena, independente do que esta acontecendo ao seu redor. Ter consciência para analisar se o que esta acontecendo realmente tem influência na sua vida e se de fato te afeta. As vezes nos envenenamos por osmose e sem nos darmos conta estamos nos matando por problemas que se sequer são nossos. 
Quando eu digo nos matando, estou sendo literal. A incapacidade de lidar com o veneno externo e interno fez com que eu desenvolvesse dois sintomas: hipertensão e vitiligo. Ambos diretamente ligados ao lado emocional, ao stress. Eu sei que alimentei as duas doenças quando perdi o controle das minhas emoções. Quando permite que o veneno se espalhasse. E não pretendo mais fazer isso.
Basta!
Nada e nem ninguém pode me tirar do controle das minhas emoções, mesmo quando elas forem afetadas. Poluir minha mente com fofocas, com a insatisfação alheia, com comportamentos dos quais eu não tenho responsabilidade, tudo isso não pode mais acontecer. Para isso, vou meditar. Acalmar a mente. Criar imagens mentais que reflitam meus objetivos, o presente que quero ter. Isso significa que mesmo envolvida nos meios sociais, o que vai importar é o que eu quero e como eu me sinto. 
O convívio social precisa ser mediado pela nossa própria consciência. Ouvir um amigo, suas reclamações não precisa ser evitado, mas é imprescindível que o veneno por ele produzido fique com ele. 
Cada um tem suas próprias mazelas a resolver e sem nos dar conta vamos nos contaminando com o nosso entorno. Crimes expostos pela TV, violência, desamor, falta de compaixão, traições, humilhações e quando menos percebemos estamos amargos, acreditando só nas coisas ruins. Não permita se envenenar. Isso não significa se alienar, apenas ouvir, filtrar e tocar sua vida.  Há coisas ruins pelo mundo todo, coisas que ultrapassam diversos níveis da dor humana; mas também há a alegria do dia a dia. Chore quando for para chorar, mas não carregue consigo essas dores. Limpe sua mente e tente criar um campo mental onde haja amor, alegria, prosperidade e paz... Faça disso sua realidade. Fortaleça suas convicções nisso, nessa sensação e quando você se ver envolvida nessas situações de envenenamento vai ser mais fácil dar um conselho, ter uma palavra amiga ao invés de ajudar a espalhá-lo.   
Nessas férias, além de descansar, quero alterar meu campo de pensamento, limpar minha mente e eliminar o veneno que permiti entrar. Se eu coloquei para dentro, só eu posso expulsá-lo.

Nenhum comentário: