domingo, 12 de janeiro de 2020

MULHERES QUE PERDOAM

Analisando o perdão diante das palavras de Mário Sérgio Cortella, Leandro Karnal e Luiz Felipe Pondé.
Programa Roda Viva, TV Cultura, 17/12/19

Primeiro: perdoar quem não quer ser perdoado é inútil , não porque você está certo e o outro errado ou vice versa, mas por que simplesmente o outro não julga que tenhamos nada do que perdoa-lo. Então surge o dilema da arrogância que pressupõe que quem perdoa se julga certo em relação ao outro desconsiderando toda a vivência, toda a experiência e consciência do outro.

Segundo: aquele que perdoa teria portanto o poder. É aquele que detém a verdade, a honradez daquele que perdoa. Mas aquele que não entende o perdão não é o vilão, apenas uma pessoa que vive de acordo com seus princípios. Princípios esses que fazem sentido para si mesmo, ainda que não para o outro. E se um dos dois (relacionamentos diversos) precisa viver perdoando a pergunta a se fazer é por que quem perdoa permanece na relação se julga, condena e absolve o outro o tempo todo?

Terceiro: caminhando dentro dessa análise se uma das partes se entende culpado e recebe o perdão é um grande ato de libertação. Você entender que fez muito mal a alguém e esse alguém foi capaz de perdoar e dizer "tá tudo bem" é muito importante, ainda mais se aquele que errou conseguir empaticamente se colocar na posição do outro e enxergar o alcance do ato de perdoar diante do que fez. Nesse sentido é um ato libertador para ambos.

Perdoar não é fácil em nenhum nível, por que não basta simplesmente proferir o perdão. Antes você precisa digerir a dor, absorver como o erro do outro te atingiu - pode ser uma calúnia, uma traição, uma mentira, o descumprimento de uma promessa, uma falta, etc - e depois você precisa transformar a decepção em entendimento. Aquele que perdoa é um ser empático, que consegue se  colocar no lugar do outro para tentar entender a atitude, a falha, a falta. Ele consegue ouvir.
Hoje em dia quem perdoa é chamado de idiota, mas concordo com Karnal quando ele diz que aquele que perdoa detém o poder.
Porém, perdoar não significa esquecer. Metaforicamente perdoar, para mim, é como fazer um curativo na ferida. Você se machucou, tratou e agora precisa esperar a cicatrização que pode ser rápida ou não dependendo da extensão do ferimento. Como lemos em vários "memes" por aí, é verdade que o ferimento é muito maior quando vem de alguém que amamos. E, portanto, nada fácil de perdoar porque não é fácil de compreender.
Como alguém que te ama te fere, te magoa, mente pra você?
Por que por ser amor nós estávamos desprevenidos, vulneráveis, desarmados.
A questão pode ser muitas, mas no geral o outro não estava mentindo pra você mas para si mesmo. A calúnia, a traição, a mentira, a falha, a falta existe por que o outro não foi capaz de ser sincero com os próprios sentimentos. Então não vista a carapuça de "onde eu errei". Se você foi enganado na sua sinceridade e foi capaz de perdoar você é infinitamente uma pessoa melhor consigo.



Nenhum comentário: