quinta-feira, 13 de junho de 2013

MULHERES REVOLTADAS


Fico impressionada o quanto os medíocres se utilizam de estereótipos para resolver suas faltas de argumentos inteligentes que corroborem com suas idéias reacionárias e preconceituosas. Nada como soltar um “tinha que ser”, para justificar todo um discurso prévio sobre as atitudes alheias.
Afinal... O bandido “tinha que ser” negro.  O motorista fazendo barbeiragem no trânsito “tinha que ser” mulher.  O rapaz que dança balé “tinha que ser” gay. Os manifestantes “tinham que ser” estudantes sem nada na cabeça. O torcedor desse ou daquele time “tinha que ser” maloqueiro. O pobre “tinha que ser” mal educado... E por ai afora.
Como se os estereótipos resolvessem, explicassem e justificassem todo o comportamento de determinados seres humanos.
Em nenhum momento os medíocres – brancos, negros, altos, baixos, pobres, ricos, cultos, analfabetos – analisam as atitudes dos outros em relação a falta de educação intelectual, social e individual das pessoas.
Ser bandido, mal motorista, escandaloso, maloqueiro, etc,  independe da condição social ou intelectual, da escolha sexual, da cor da pele ou de outros estereótipos, e tem muito mais relação com a ausência absoluta de respeito ao próximo, de boas noções de cidadania e sociabilidade.
O comportamento distorcido  diz respeito apenas a falta de caráter; inclusive a falta de caráter dos que precisam de estereótipos para rotular o outro e resolver sua ausência de raciocínio.

Nenhum comentário: