domingo, 21 de julho de 2013

MULHER SEXY X MULHER VULGAR

Diante de algumas situações fico me perguntando que futuro, de fato, estamos entregando aos nossos filhos, e em especial as nossas filhas, as futuras mulheres.
Como já disse aqui, acredito que somos o conjunto de várias informações a nós atribuídas ao longo de nosso crescimento. Somos em parte nossa família; em parte nossa micro-sociedade (grupo próximo) e em parte nossa macro-sociedade (bairro, município, cidade, país e continente); nossa cultura; um pouco da religião que nos cercou; as convenções econômicas, políticas e todas as informações cognitivas que nossa existência permitiu assimilar. E dentro dessas informações cognitivas as mais fortes são as informações visuais, porque elas são apreendidas antes de qualquer outra.
Ao olharmos, nós registramos a imagem por ela mesma e só depois atribuímos a ela conceitos sociais, econômicos e filosóficos; mas mesmo com essa codificação posterior a imagem fica registrada em nossa mente. Justamente por isso a propaganda, o marketing e a TV, por exemplo, se utilizam de imagens impactantes para vender seus produtos; e sem que nos demos conta registramos mais a imagem do que o produto em si...Somos uma sociedade imagética.
Diante disso volto as imagens que estamos vendendo as nossas filhas. Quais são as mulheres que queremos que elas desejem se tornar? Quais são as mocinhas das novelas? Quais são os padrões das mulheres dos programas de entreterimento? Quem são suas ídolas? Qual o padrão de beleza a seguir? Será que elas entendem por si mesmas a diferença entre ser sexy e ser vulgar?






Nenhum comentário: