segunda-feira, 15 de julho de 2013

MULHERES MEDIEVAIS


Como professora de História da Arte gosto de contextualizar com meus alunos quando apresento o estudo dos movimentos artísticos diante dos acontecimentos históricos/sociais, porque para eles fica mais claro o entendimento da analíse formal das obras diante dessa contextualização. Discutir um quadro do romantismo, por exemplo, dentro do contexto da revolução francesa e da "descoberta" de um nacionalismo patriótico deixa tudo mais claro.
Mas ontem estava pensando nas possibilidades da contextualização histórica/social e cheguei a conclusão que a Idade Média só poderia ter existido na Europa, jamais sobreveviria nos trópicos. Os castelos sombrios; as florestas escuras e gélidas; os ares cheios de neblina só caberiam na Europa. Como a arte românica ou gótica teriam aquela atmosfera longe daquela luz. Sendo o estilo românico, um estilo que prevaleceu na Europa no período da Alta Idade Média (entre os séculos XI e XIII) e estilo gótico no período da Baixa Idade Média (final do século XIII ao XV). Impossível de existir numa outra região ou período.
Minha preferência é pelo gótico e suas Catedrais impressionantes. O surgimento dos burgos; o surgimento e aprimoramento das guildas; o enorme desenvolvimento dos ofícios das artes e o começo das atividades mercantis, ou seja, o começo das coisas. E mesmo apesar do feudalismo, das cruzadas, da inquisição, da Peste Negra e várias barbaridades, é um período muito rico socialmente falando.


Catedral de Milão

A idade Média teve como ponto central o alto poder da igreja sobre a vida das pessoas e na medida em que o celibato se tornou uma das exigências mais importantes para a organização hierárquica da Igreja, cresceu a desvalorização da mulher; que nada mais era do que uma estratégia para manter a organização eclesiástica. Eva, vista como a grande responsável pelo pecado original, era uma das justificativas para se desprezar as mulheres.
Mas na Baixa Idade Média, apesar deste contexto surge uma nova forma de ver as mulheres atráves do culto da Virgem Maria - O Culto Mariano - que gerou a canonização de mulheres e a reclusão das mulheres nos conventos e portanto a possibilidade de se arrepender dos seus pecados.
Por meio dessa breve contextualização, é possível compreender que as mulheres assumiram papéis que extrapolam os antigos preconceitos ainda reservados ao período medieval. Sem dúvida, as mulheres medievais são muitas, variadas e dinâmicas, como as manifestações do tempo em que viveram.


Fonte:http://www.brasilescola.com/historia/a-situacao-da-mulher-na-idade-media.htm

Nenhum comentário: