domingo, 29 de dezembro de 2013

MULHERES E O (?) PRÍNCIPE ENCANTADO


Como sempre acreditei que toda história possui mais de uma versão sobre a verdade, resolvi fazer novas considerações sobre a trilogia 50 tons de cinza, agora de forma mais crítica.
É claro que percebi de imediato que toda a trilogia era uma compilação descarada de outra trilogia, a Saga Crepúsculo, só que mais sexual. É claro que percebi que a base da história era uma repetição dos clássicos contos de fada. É claro que me dei conta dos arquétipos femininos e masculinos... E por que mesmo assim li os três livros?

Arquétipo é o primeiro modelo ou imagem de alguma coisa, antigas impressões sobre algo. É um conceito explorado em diversos campos de estudo, como a Filosofia, Psicologia e a Narratologia

Li porque gostei do romance sessão da tarde, descompromissado, que exige pouco da nossa mente e que de certa forma exterioriza nossa libido. O conceito milenar da princesa ingênua e do príncipe poderoso e viril, ou seja, o lugar comum, a zona de conforto, que exige pouco de nossa mente e serve apenas como distração. E para contextualizar, fui atrás (por pura curiosidade) de opiniões na internet favoráveis e desfavoráveis, de opiniões públicas e opiniões técnicas.
Quase a totalidade das opiniões públicas (blogueiros, leitores, críticos, etc) falam muito mal do livro, da autora e dos leitores, classificando o livro como no máximo uma fanfic muito mal escrita a partir da Saga Crepúsculo.

Fanfic é a abreviação do termo em inglês fan fiction, ou seja, "ficção criada por fãs".Trata-se de contos ou romances escritos por terceiros, não fazendo parte do enredo oficial dos animes, séries, mangás, livros, filmes ou história em quadrinhos a que faz referência, ou uma história inventada por eles a partir de outras já existentes. Os autores dessas Fics são chamados de Ficwriters

Até concordo!
Mas é importante ver opiniões técnicas, e para isso busquei algumas e trouxe duas especialistas:
·         Psicóloga e Sexóloga Arlete Gavranic (coordenadora do ISEXP: Instituto Brasileiro Interdisciplinar de Sexologia e Medicina Psicossomática),
·         Psiquiatra e Sexóloga Carmita Abdo (coordenadora do ProSex – Projeto de Sexualidade do Hospital das Clínicas – SP)

As duas levantam, em ocasiões distintas, aspectos interessantes sobre o texto e os motivos de tantas pessoas estarem falando contra e a favor.  Primeiro as duas concordam que o texto é fraco, uma fanfic da tal saga infanto juvenil e que está cheia dos tais arquétipos. Mas ainda temos a questão do porque de tantas mulheres estarem fascinadas pela trilogia.
Gavranic diz que o livro está longe de retratar uma verdadeira relação sado masoquista, mas de alguma forma ativa a sexualidade das mulheres, fazendo-as rever sua sensualidade através da leitura dos textos. Ela ainda levanta o fato de que o que deve ser levado a questionarmos é que a mulher talvez esteja sentindo falta de ser seduzida, desejada e cortejada; e ai voltamos ao BENDITO príncipe encantado. Esse carma que parece grudado nas mulheres feito praga.
Já Carmita Abdo levanta a nova tendência social à nossa curiosidade pela intimidade alheia e que está bem clara nas descrições sexuais do livro, o que faria das leitoras voyeur.

Voyeurismo é uma prática que consiste num indivíduo conseguir obter prazer sexual através da observação da pratica sexual de outras pessoas.

O que ambas também concordam é que as mulheres que ficaram EXTREMAMENTE fascinadas com a trilogia devem analisar o quanto suas vidas sexuais estão vazias, necessitando de uma renovação.
Mas entre várias opiniões, uma me chamou a atenção. Foi o texto criado pelo site Biz Revolution, falando positivamente do livro (fato raro) intitulado “Porque as mulheres amam Christian Grey? Descubra”
O texto começa com a seguinte frase: 50 Tons de Cinza é o conto de fadas do Século 21. E cá estamos mais uma vez diante do BENDITO príncipe encantado.
Bem, o texto vai explanando sobre o livro e por fim ele afirma que os homens deveriam lê-lo pelo simples fato de com isso aprenderem alguma coisa em relação ao desejo feminino. E esse conselho também é dado pela psicóloga Arlete Gravanic.
O texto do tal site, inúmera 5 itens que aqui eu sintetizo:

1. Toda mulher quer se sentir sexy e maravilhosa. (no livro, os elogios e o desejo do herói falam disso o tempo todo)

2.  Sim, TODO MUNDO tem no mínimo dois empregos, aquele que traz o dinheiro para casa, e aquele que traz o amor para dentro do seu lar. (aqui fala-se das expectativas da mulher em relação ao seu homem, que não diz respeito apenas a subsistência)

3.  Ouvir mesmo, elogiar mesmo, dar a entender que qualquer pequeno gesto da mulher é a coisa mais maravilhosa do mundo. (sugere-se que o homem deve ter atenção)

4.  O papel do cara é empurrar a mulher para frente. (óbvio para ambos)

5. O ponto aqui é que ninguém precisa ser perfeito, mas todo mundo precisa se importar um pouco mais, ou muito mais, com aqueles que estão próximos da gente para que possamos pedir o mesmo em retorno.

Por fim, tudo se trata apenas de buscas, e cada um deve trilhar suas buscar e ignorar os preconceitos.
Mas cuidado com a busca pelo BENDITO príncipe encantado, já que não somos a cretina da princesa.


http://www.youtube.com/watch?v=aT46iGTs6RU

http://www.youtube.com/watch?v=j3vqrx5SEoY

http://www.cinquentatonsdecinzabr.com/2012/11/porque-as-mulheres-amam-christian-grey.html#ixzz2osbBqOGT

Nenhum comentário: