quinta-feira, 9 de maio de 2013

MULHERES MODERNAS



O computador foi introduzido na minha vida muita a revelia. "Ele" era num primeiro momento um inimigo que colocava em risco meus 20 anos como desenhista cartográfica. Um invasor na minha segurança profissional.
Mas era impossível lutar contra o progresso. Contratei um especialista no "troço" e aprendi estritamente o que me interessava: fazer mapas. Aprendi depressa e logo estava entregando aos meus clientes os mapas digitais. Aos poucos veio o meu interesse em design gráfico; manipulação de fotos; diagramação; artes digitais em geral e antes que eu percebesse o computador já era uma FERRAMENTA indispensável.
Grafei a palavra ferramenta porque é assim mesmo que eu vejo o computador; como uma ferramenta de trabalho. Útil, muito útil. Mas muito perigosa.
Fico vendo as pessoas se utilizando do computador com voracidade. Numa relação direta com o objeto, sem se darem conta de que aquilo é só mais um instrumento de nossos dias.
Com o incremento da Internet, as pessoas se intitularam, se autorotularam "celebridades instantâneas". Todos tem algo a dizer, algo a mostrar que julgam importante aos outros e de repente a gente não sabe mais se esta lidando com a pessoa ou com seu alterego.
Até crítico esse comportamento, mais antes de tudo acho perigoso. Perigoso em relação aos outros e especialmente em relação a si mesmo. Será que é claro quem é você e quem é o personagem que você projeta na internet. Pessoas sempre felizes, sempre bem humoradas, sempre lindas (os) nas fotos... ou ainda pior, expondo suas mazelas mais íntimas para centenas de pessoas. A seus pseudos amigos e aos pseudos amigos de seus pseudos amigos - pessoas que nem sabemos quem são.
O computador e tudo que esta por trás dele é uma evolução inerente a nossa geração, que nunca mais saíra de nossas vidas; mais é importante saber usá-lo de forma correta e proveitosa. O que ele agrega a nossa vida em termos de conhecimento, de ganho de tempo, de novas amizades é fantástico; mas se usado de maneira imprudente, pode trazer inúmeros prejuízos.

Nenhum comentário: