quarta-feira, 19 de março de 2014

MULHERES SUMIDAS



Depois de tanto tempo longe, vim explicar.
Minha irmã ficou doente e minha pequena família ficou envolvida nos acontecimentos - médicos, pronto socorro, exames, internações, mais exames, mais consultas e muitos, muitos enganos.
Infelizmente é assim que é nossa "medicina".
Os problemas começaram a piorar desde agosto do ano passado, mas em janeiro a coisa desandou de vez...
Escutamos todo tipo de diagnóstico: pneumonia, gripe, alergia, problemas lombares, hérnia de disco, coluna, tuberculose, problema cardíaco e finalmente PSICOLÓGICO. 
Resumo da ópera, ela continua sentindo as dores e continua fazendo exames ás cegas.
Mas estou contando isso por que este último diagnóstico gerou fatos que me deixaram intrigada.
Minha irmã ficou envergonhada com a possibilidade de que de fato o problema fosse psicológico, como se isso fosse uma falha, um sinal de fraqueza e fiquei pensando o quanto ser fraca hoje em dia incomoda as mulheres.
Podemos ter um infarto, ter hérnia de disco, uma estafa, mas ter "apenas" um problema emocional é imperdoável.
Quando foi que isso aconteceu conosco?
Quando foi que ser frágil passou a ser uma vergonha?
Quando foi que incorporamos a dificuldade masculina em assumir nossas emoções?
Será que não conseguimos alcançar nossos objetivos sociais sem sacrificar quem somos? Será que não podemos abrir mão de algumas coisas em troca de outras, ao invés de vestirmos a capa da mulher maravilha?

Vou tentar não sumir por tanto tempo.



Nenhum comentário: