quinta-feira, 14 de novembro de 2013

MULHERES (E HOMENS) E AS FOFOCAS


Existem níveis de fofoca e com certeza cada ser humano (homem ou mulher) se encaixa em um deles.
·         Fofoca casual.
·         Fofoca intencional inocente.
·         Fofoca intencional proposital.
·         Fofoca patológica.
·         Fofoca destruidora.

Fofoca casual é aquela onde durante um bate papo você cita um acontecimento que houve com alguém ou usa esse fato como exemplo para alguma coisa que aconteceu com você.
Fofoca intencional inocente é quando você fala do outro diretamente para alguém interessado para lhe relatar um fato ou para alertá-la de algo.
Fofoca intencional proposital é quando você fala de uma terceira pessoa com uma intenção específica, como por exemplo, deixar claro que sabe exatamente o que esta acontecendo a sua volta.
Fofoca patológica é quando se fala de todo mundo para todo mundo sem critério ou sentido, apenas por uma necessidade mórbida de fofocar sobre a vida alheia. E se te pedirem segredo, danou-se, porque o segredo já era.
Fofoca destruidora é a pior. Aqui a pessoa conta coisas que ouviu a sua maneira para que através do seu relato o outro tenha problemas. Tem prazer em espalhar maledicências, de falar mal do outro. E nunca suas fofocas são meramente relato de fatos ocorridos.

É claro que não sou especialista neste assunto, só estou descrevendo com minhas palavras o que observo na atitude das pessoas ao meu redor. E possivelmente existem outra dezena de tipos de fofoqueiros por ai afora. Mas uma coisa é verdade: o fofoqueiro passa seu tempo falando da vida alheia por que não tem o que dizer da sua própria vida.
Neste sentido, TODOS NÓS somos fofoqueiros em algum nível e isso em si não é um problema. O problema e identificar onde o seu prazer em fazer fofoca se encaixa, por que uma coisa eu digo (e já presenciei), aquele que se encaixa na "patológica" e na "destruidora" um dia sofrerá com o inverso, ou seja, HOJE VOCÊ FALA DE ALGUÉM, AMANHÃ ALGUÉM FALA DE VOCÊ.



Nenhum comentário: