domingo, 6 de julho de 2014

MULHERES E A COPA DO MUNDO



Não vou nem tentar fugir do estereótipo de que nós mulheres assistimos futebol para ver os atletas e que não entendemos nada sobre o esporte. Nem vou tentar dizer que aqui em casa (com três mulheres) assistimos, entendemos e discutimos a tabela da Copa, fazemos analises táticas e prestamos atenção em mais do que pernas e peitos. 
Não que não prestemos atenção nisso também.
Mas nesta Copa uma coisa me chamou atenção, o uniforme dos jogadores. Camisetas super justas, demarcando ostensivamente os músculos que definitivamente cresceram em comparação com outras Copas. É óbvio que liguei isso com a força da mídia e nossa sociedade imagética, onde a imagem vale mais do que mil palavras ou ações. Uma relação direta com prender-nos na frente da TV; aos homens pelo esporte, e a nós mulheres pelos belos físicos, já que é só isso que esperamos.
... (suspiros de tédio)
Mas é fato de que os jogadores de futebol hoje são muito mais do que apenas isso. Temos o David Beckham para provar isso. O cara é o rei do marketing esportivo; ele vende roupas, cuecas, relógios, perfumes, marcas estilosas de roupas e nem sei mais o que...
Mas o fato é que eu adoro futebol, gosto de ver um bom jogo, onde os dois times possuem um bom ataque e uma defesa bem armada, onde nenhum dos dois jogue na retranca; com bons laterais que cruzem a bola com perfeição na cabeça do atacante ou de um zagueiro bem colocado. Aliás que gol maravilhoso o gol do Van Persie da Holanda contra a Espanha. E que jogo fantástico o de ontem entre Holanda e Costa Rica.

Mas mantendo o estereótipo, vamos aos gatos da Copa 2014...

Xabi Alonso - Meio de campo da Espanha

Begovic - goleiro da Bósnia

Karnezis - goleiro da Grécia

Boateng - meio de campo de Gana
Lavezzi - Atacante da Argentina







Nenhum comentário: