sábado, 16 de março de 2013

MULHERES BEM RESOLVIDAS

Ultimamente todos se querem pessoas "bem resolvidas"; seja lá o que isso signifique. Especialmente as mulheres, que julgam essa atitude como uma conquista contemporânea e portanto, necessária. Mas o que afinal é ser uma mulher bem resolvida?

É claro que eu sei o que isso significa!



Mas minha pergunta é outra. Somos pessoas bem resolvidas para tudo?
Não acredito nisso. Temos dezenas de pessoas em nós e seria humanamente impossível sermos assertivas o tempo todo, para tudo. Podemos sim, sermos bem resolvidas no trabalho e termos problemas na vida familiar; sermos bem resolvidas no sexo e termos problemas com os filhos e assim por diante. É preciso um grande exercício emocional e psicológico para resolvermos todos os nossos traumas; apagar todas as nossas inseguranças e frustrações; entendermos nossos medos; enfrentarmos nossos sentimentos mais profundos. Alguns deles nem sequer estão na superfície da nossa alma e só se apresentam quando nos vemos numa situação que faça emergir as mesmas sensações antes vivenciadas.
Seria então, um gesto de fraqueza se chorarmos por amor; se pedirmos por um companheiro amoroso; se tivermos medo de falhar como mãe; se tivermos vergonha de ficarmos nuas na frente do nosso "amante"; enfim, se formos humanas?
Somos muito bem resolvidas sim!
Hoje, as mulheres assumem seus corpos; assumem seus desejos profissionais, emocionais e sexuais; hoje as mulheres não esperam passivamente a atitude do homem numa conquista; pagam suas contas; mandam nas suas vidas com responsabilidade e determinação. Mas é bom que se diga, que ainda existem mulheres que manipulam seus corpos para agradar o parceiro; ainda existem mulheres que apanham dos seus "companheiros" por pura dependência financeira e emocional; mulheres que são escravizadas, humilhadas, afastadas do convívio social; e todo tipo de crueldade psicológica e emocional. Também é importante que pensemos, que algumas dessas mulheres não são vítimas dessas situações, mas coniventes - coparticipantes - cumplices.

 
Mulher jovem com Corriolas em seu cabelo
Jules Joseph Lefebvre
óleox tela - 1870

Sermos bem resolvidas ou má resolvidas ou nem sequer resolvidas, não importa. O que importa é sermos felizes integralmente, com as nossas falhas e nossos acertos; mas sempre fiéis as nossas convicções e as de mais ninguém.

Nenhum comentário: