quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

MULHERES (E HOMENS) VIRTUAIS

Nós vivemos numa sociedade imagética, cujas referências primordiais, são em sua maioria virtuais. Os padrões de beleza são determinados pela capacidade que tem de transmitir uma suposta felicidade ou sucesso.


A noção de beleza clássica grega, que regeu as artes em várias ocasiões – proporção; grandeza; simetria; clareza; equilíbrio e harmonia – falava da beleza perfeita, a beleza dos deuses; portanto inalcançável aos padrões humanos.
Mas ela ganhou uma versão moderna e contemporânea com o uso dos PhotoShops da vida. Ela vende! Vende produtos; vende expectativas; vende felicidade; vende sucesso. O padrão feminino  e masculino das propagandas de TV; revistas, outdoor; internet; nem de perto lembra as pessoas normais.

Todos lindos, maravilhosos e famosos.

Até as fotos do facebok já recebem sua dose diária de correção. Afinal, como diz o ditado: “Ninguém quer sair mal na foto.”

Megan Fox (antes e depois)

Tudo bem; é nosso direito querermos parecer bonitos; mas não é loucura tentar alcançar um padrão inexistente. Sermos apenas bonitos, só isso? Bonitos? E vazios... Bonitos? E sem caráter... Bonitos? E burros...
Para nossa sorte, quando estamos verdadeiramente abertos para a felicidade, o que importa não é a aparência, nem a nossa, nem a do parceiro; mas sim o que se mobiliza internamente. Por isso, há quem prefira os gordos; os magros; os brancos; os negros; as mulheres sem peitos; os homens peludos e no final de tudo o que importa é o sentimento. A aparência é apenas um chamariz, mas não é suficiente para mobilizar emoções.
Meu conselho é para não se impedir de conhecer uma pessoa porque sua aparência “fere” os padrões comerciais; deixe ela se aproximar e lhe mostrar quem ela é de fato.
Eu adoro homens morenos, altos, mas jamais ficaria com um homem assim se ele fosse essencialmente burro. Burrice para mim é capaz de destruir qualquer nível de beleza, até os mais altos.


Jack Gyllenhaal

Matthew Macfayden

Já esses eu não largava nem se fossem burrinhos...